Realização

“Não poderás encontrar nenhuma paixão se te conformas com uma vida que é inferior àquela que és capaz de viver.” – Nelson Mandela

Realização (Realiza + ação)
Ato ou efeito de realizar; de pôr em prática; de tornar real ou concreto. O que se realizou; o que se tornou real.
Fonte: Infopédia


De acordo com o trabalho do Dr. Abraham Maslow, psicólogo norte americano que ficou conhecido por criar a hierarquia de necessidades humanas, a autorrealização é uma necessidade intrínseca a qualquer ser humano, quer seja afetiva, profissional, financeira ou espiritual.

É essa realização e sentido para as nossas vidas, que a maioria de nós procura, mas parece que só alguns encontram.

Um dos obstáculos mais conhecidos que impede a autorrealização deve-se à sobrevalorização de uma das necessidades primárias do ser humano, mais especificamente, a segurança. A segurança do emprego, a segurança da
família, a segurança financeira e a segurança da moralidade, que gera o velho e conhecido medo de falhar.

Isto não significa que a segurança não seja importante. O problema pode surgir quando a necessidade de segurança se torna sobrevalorizada, através de uma falsa perceção e nos impede de tomar decisões. Ou seja, uma perceção sobrevalorizada da segurança leva a que a pessoa fique numa posição de inação, de dependência das circunstâncias, o que pode estar a bloqueá-la na sua busca pela realização, impedindo-a de sair para fora de um ambiente “seguro”, de deixar a sua zona de conforto.

Essa inação, para se manter sempre em segurança, leva a pessoa a não experimentar, a não se pôr à prova, a não testar os seus limites. Fator que contribui diretamente para uma autoconfiança baixa, fazendo com que não acredite nas suas capacidades e tenha dificuldade em encontrar um caminho para transformar os seus desejos em realidade.

Habitualmente, a maioria das pessoas sente a falta de realização na sua vida das seguintes formas:
• Não está a ser e gostaria de ser. Ser livre de escolher, ser feliz na sua relação amorosa, ser reconhecido na sua profissão.
• Não está a ter e deseja muito ter. Ter mais autoconfiança, ter mais tempo de qualidade, ter abundância financeira, ter a casa dos seus sonhos, ter o carro que sempre desejou.
• Quer fazer algo, mas não está a conseguir, ou está a ser impedido de o fazer, sente-se bloqueado por algo nem sempre evidente.
Posto isto, o ato de realizar, tal como a felicidade, é algo que se sente, como resultado de um caminho, de uma conquista, de um desejo que se manifestou, que se tornou real, na sua dimensão de ser, fazer ou ter.  





Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *